terça-feira, 24 de maio de 2016

MEC cancela FIES e PROUNI em cursos. Entenda a crise no ensino superior

MEC CANCELA FIES E PROUNI EM CURSOS. Entenda a crise no ensino superior


mec cancela fies e prouni


MEC cancela FIES e PROUNI em diferentes cursos e causa uma grande discussão na internet! Com o título de "MEC SUSPENDE NOVOS CONTRATOS DE FIES E PROUNI EM 9 FACULDADES" muitos jornais publicaram e republicaram a notícia que chamou a atenção de muita gente. Porém, as notícias veiculadas não apresentaram os motivos que levaram ao cancelamento dos cursos. Uma pesquisa um pouco mais apurada revelou os resultados. Veja o vídeo do Programa E Agora José? logo abaixo.

Durante a exibição do programa (vídeo abaixo) você vai ver que levantamos algumas dúvidas com relação ao cancelamento do FIES e PROUNI dos cursos. Entendemos que, de acordo com os aspectos levantados, deveriam ser 181 cursos fechados. A pergunta é: Por que foram somente 9 cursos? Entramos em contato com a assessoria de imprensa do MEC que não retornou até o presente momento.

Durante a discussão no programa, você poderá acompanhar com os seguinte links:


Basicamente, quando o MEC cancela FIES e PROUNI nos cursos, o mínimo de dúvida deve surgir. Neste caso, de acordo com a pesquisa que empreendemos, os cancelamentos se deram por conta do baixo índice de CPC (Conceito Preliminar de Curso) em duas avaliações seguidas. O CPC das faculdades levam em conta as seguintes variáveis:

  • ENADE
  • Organização didático-pedagógica
  • Infraestrutura e instalações físicas
  • Oportunidade de ampliação da formação acadêmica profissional
  • Número de docentes.
  • Quantidade de mestres
  • Quantidade de doutores
  • Regime de trabalho dos professores


Juntamente com essa discussão intitulada "MEC cancela FIES e PROUNI", discutimos o Item 12 do Plano Nacional de Educação que tem como objetivo: "Elevar a taxa bruta de matrícula na Educação Superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos, assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% das novas matrículas, no segmento público".

Ressaltamos que o acompanhamento das metas e indicadores do PNE podem ser acompanhados no site do Observatório do PNE.

Por fim, discutimos o que vem acontecendo no Ensino Superior no Brasil. Esperamos que você tenha bons momentos de reflexão sobre este "mercado".

Acompanhe os outros programas que temos disponibilizados aqui.
Você tem alguma sugestão, crítica ou indicação de pauta? escreva!



Nenhum comentário:

Postar um comentário